quinta-feira, 4 de julho de 2013

Últimos preparativos para o 19º Festribal de Juruti

Festibal será realizado no período de 25 a 28 desse mês
Será realizado, em Juruti, oeste do Pará, no período de 25 a 28 de julho, o 19º Festival das Tribos Indígenas de Juruti, o FESTRIBAL. Que é a disputa das tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) que se enfrentam pela conquista de mais um título.
As tribos folclóricas realizam os últimos preparativos para o grande dia.

HISTORIA

O festival folclórico apresentava cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó. Em 1993, surge uma dança com coreografia indígena de nome "Tribo Munduruku". Como não havia essa categoria no festival, no ano seguinte foi criado outro grupo intitulado "Tribo Muirapinima" para concorrer com os Mundurukus. A primeira disputa entre as duas tribos ocorreu em 1995.

RIVALIDADE

O nascimento de um curumim com traços diferentes (mais claro e cabelo avermelhado) na aldeia Munduruku não foi bem aceito. A família do curumim se rebelou contra o cacique Munduruku e junto com mais alguns índios se refugiou às margens do Lago do Juruti-Velho, onde havia um bosque de Muirapinimas, árvore cuja madeira de lei era utilizada para a fabricação de móveis no período colonial. Em homenagem à árvore, a Tribo dissidente se autodenominou Muirapinima e passou a ser inimiga da sua antiga Tribo Munduruku.

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

NOTÍCIA DA SEMANA:

Suposta aparição de Nossa Senhora impressiona moradores de Oriximiná, no PA

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um brilho no céu em formato de Nossa Senhora movimentou o município de Oriximiná, no oeste do Pará...

PABLO VASTEI FOTOGRAFIAS

PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Arquivo do blog

Solidariedade:

ACOMPANHE: