sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Universidade Federal do Oeste do Pará terá cursos de Medicina e Odontologia

Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Campus Santarém (Foto: Divulgação)
Pará - O novo instituto ofertará os cursos de Medicina e de Odontologia, além do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva. A Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) irá propor ao Ministério da Educação (MEC) a criação do Instituto de Saúde Coletiva, unidade acadêmica que inicialmente deverá ofertar os cursos de graduação de Medicina e de Odontologia, além do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva.

A ação tem como base a Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), instituída pelo MEC, e no estímulo recebido da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), em reunião recente.

Segundo a Reitoria da UFOPA, o projeto pedagógico dos cursos terá como componente central o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e todo o processo de implantação será acompanhado pela SERES, unidade do MEC responsável pela regulação e supervisão de instituições de ensino superior do país, tendo como referência a Portaria nº 2, de 1º de fevereiro de 2013.

Na oportunidade, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou Nota de Apoio ao Programa “Mais Médicos”, que tem como um de seus componentes a Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior.

Esse programa tem, segundo as autoridades do MEC, o “mérito de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para atender a toda a população, principalmente as parcelas mais excluídas do país”.
Com base no posicionamento da Andifes, na reunião do ministro da Educação com os reitores, no apoio do secretário da SESU e do secretário da Seres, o reitor da UFOPA iniciou as discussões para a criação do Instituto de Saúde Coletiva e a implantação de seus cursos.


Portal No Tapajós - Comunicação UFOPA com informações da Reitoria
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

NOTÍCIA DA SEMANA:

Suposta aparição de Nossa Senhora impressiona moradores de Oriximiná, no PA

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um brilho no céu em formato de Nossa Senhora movimentou o município de Oriximiná, no oeste do Pará...

PABLO VASTEI FOTOGRAFIAS

PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Arquivo do blog

Solidariedade:

ACOMPANHE: