quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

“Centro da População de Rua” será implantado ainda este ano em Santarém, PA



DO QUARTO PODER

Moradores de rua ganharão Centro POP
(Foto: Divulgação / INTERNET)
Santarém - Ainda este mês, o município de Santarém ganhará um centro de apoio para moradores de rua. A informação foi repassada na manhã desta quarta-feira (11), pelo prefeito Alexandre Von, após seu pronunciamento no encerramento dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores. O Centro da População de Rua (Centro POP) será o elo entre as pessoas que vivem nas ruas e suas famílias. A unidade contará com especialistas que auxiliarão esses indivíduos e identificarão seus parentes. Segundo o prefeito, o convívio familiar é uma das melhores soluções para minimizar este grave problema em Santarém.


A unidade fará o acolhimento de todos os moradores de rua, que receberão assistência médica, orientação e acompanhamento psicológico. A morte da moradora de rua Elizabete Barbosa de Matos, no último dia 29 de setembro, motivou a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), a idealizar um programa assistencial voltado ao atendimento às pessoas que perambulam pelas ruas da cidade. Há ainda diversos indivíduos em situação de risco, sem amparo e vivendo em condição de periculosidade.

Caps AD – Na ocasião, o prefeito Alexandre Von anunciou outros mecanismos que serão utilizados no atendimento social aos moradores de rua, doentes mentais e viciados em droga. Um desses mecanismos será o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool de Drogas (Caps AD), que será elevado ao nível 3 e passará a funcionar 24 horas.

Além do Caps AD, o programa Crack é possível vencer também será ampliado e contará com consultórios de ruas para assistir doentes mentais e dependentes químicos. Especialistas atuarão in loco no atendimento desses cidadãos vítimas das drogas.

E para ajudar no combate ao consumo e tráfico de drogas, o prefeito informou ainda a implantação, no primeiro semestre de 2014, de mais 20 câmeras de vídeomonitoramento nos bairros mais distantes do centro para ajudar na vigilância nas comunidades onde o índice desse tipo de crime é bastante elevado.
Compartilhar:

Um comentário:

  1. Santarém precisa disso há muito tempo, já estava mais que na hora de resolver esse problema.

    ResponderExcluir

NOTÍCIA DA SEMANA:

Suposta aparição de Nossa Senhora impressiona moradores de Oriximiná, no PA

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um brilho no céu em formato de Nossa Senhora movimentou o município de Oriximiná, no oeste do Pará...

PABLO VASTEI FOTOGRAFIAS

PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Solidariedade:

ACOMPANHE: