sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Deputado Gabriel Guerreiro morre vítima de infarto




DO AGÊNCIA PARÁ
   
Aos 74 anos morre o deputado estadual
Gabriel Guerreiro (PV) – Foto: Agência Pará

Pará - Um infarto fulminante causou a morte do deputado estadual Gabriel Guerreiro (PV), aos 74 anos, no fim da manhã desta quinta-feira, na cidade do Rio de Janeiro, onde ele e a esposa passavam o réveillon. A Assembleia Legislativa do Pará ficará responsável pelo traslado do corpo da vítima para Belém e posteriormenteo pelo velório, que ocorrerá a partir do meio-dia desta sexta-feira (3). Há informações de que o deputado passou mal entre o fim da manhã e.inicío da tarde desta quinta. Levado às pressas para o hospital Copa D’OR, no bairro de Copacabana, e apesar de receber atendimento médico, o deputado não resistiu e acabou morrendo.


Nascido no município paraense de Oriximiná, no Baixo Amazonas, Manoel Gabriel Siqueira Guerreiro, ainda jovem, foi estudar Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1964. Após um ano largou o curso e foi a São Paulo para estudar Física, na Universidade de São Paulo (USP), onde também iniciaria a atuação política nos movimentos estudantis contrários à ditadura militar, em 1964. Voltou ao Rio e para o curso de Geologia, que concluiu em 1969. Anos mais tarde tornou-se mestre em Geologia Econômica. Foi professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) durante muitos anos.

A política passou a fazer parte do cotidiano e até o fim da vida de Gabriel Guerreiro, como ficou conhecido no Pará. Em 1987 conseguiu eleger-se deputado federal e participou da elaboração da Constituição Federal de 1988. Geólogo de formação, ele teve significativa atuação como titular da subcomissão do Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica, da Comissão da Ordem Econômica, que tratou da destinação dos royalties do setor mineral. Atuou principalmente em favor do Pará.

Gabriel Guerreiro cumpria o sétimo mandato como deputado estadual. Isso fazia dele o político com mais mandatos já conquistados para a Assembleia Legislativa até hoje. Ocupou ainda cargos técnicos em administrações estaduais. Como secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Guerreiro atuou na criação do projeto de Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Pará, durante o primeiro governo de Simão Jatene.
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

NOTÍCIA DA SEMANA:

Suposta aparição de Nossa Senhora impressiona moradores de Oriximiná, no PA

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um brilho no céu em formato de Nossa Senhora movimentou o município de Oriximiná, no oeste do Pará...

PABLO VASTEI FOTOGRAFIAS

PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Solidariedade:

ACOMPANHE: