quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Erosão deixa várias pessoas desabrigadas em Abaetetuba, PA



DO G1 PA

Erosão em Abaetetuba, PA
Pará - Quatro dias depois da tragédia em Abaetetuba, no nordeste do estado, muitas famílias que perderam tudo estão precisando de atendimento psicológico para tentar superar esse momento de desespero. Para muitos o cenário de destruição ainda está bastante vivo na memória.

É o caso de Ivanilde Pinheiro, que ainda não consegue acreditar que perdeu a casa. “De noite eu não consigo dormir porque eu abro meus olhos e vejo aquilo acontecendo”, disse.


Das 70 famílias afetadas, 17 estão no ginásio de esportes porque não têm para onde ir. Psicólogos e assistentes sociais dão apoio às vítimas.
A dona de casa Domingas da Silva precisou de muita atenção. "Sempre trabalhei para conseguir minha casa, minhas coisas. E agora acabou tudo, não tenho mais nada", disse.

"É difícil conviver com a perda, superar a perda, mas a gente precisa. A vida continua e é essa importância que a gente tem que mostrar para as pessoas", disse a psicóloga Eduarda Oliveira.

Uma cratera se abriu e as casas foram sendo levadas para o fundo do rio Maratauíra. Um caminhão também afundou. No local ainda há risco de desabamento.
Especialistas do Serviço Geológico do Brasil estão na cidade para verificar as áreas de risco e sugerir melhorias para evitar problemas futuros.
“Os locais que não têm condições de ser habitados, que precisam ser remanejadas as pessoas, que se dê um uso sustentável desse solo, pode ser um ginásio, uma quadra de esportes. Algo que não seja de moradia permanente”, disse Dione Fonseca, do Serviço Geológico do Brasil.

Solidariedade

A cidade está mobilizada para ajudar os desabrigados. Roupas e alimentos não param de chegar. Graças à dedicação de 50 voluntários, as doações são separadas e distribuídas para as famílias.
"Trabalho em outro município, mas sou moradora de Abaetetuba. Aí informa, que nao vai dar pra trabalhar, e está tendo essa sensibilização de todo mundo que dispensa a gente do trabalho para poder estar aqui ajudando quem está mais necessitado nesse momento", disse Kelen Costa, enfermeira
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

NOTÍCIA DA SEMANA:

Suposta aparição de Nossa Senhora impressiona moradores de Oriximiná, no PA

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um brilho no céu em formato de Nossa Senhora movimentou o município de Oriximiná, no oeste do Pará...

PABLO VASTEI FOTOGRAFIAS

PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Solidariedade:

ACOMPANHE: