segunda-feira, 6 de março de 2017

Peixe-Boi de mais de 300kg é devolvido ao meio ambiente após ser resgatado com ferrimentos em Santarém, no PA



A soltura do peixe-boi foi feita na tarde deste sábado (4) na comunidade Igarapé do Costa, no Rio Amazonas.
Translado do mamífero | Foto: Pablo Vastei
A operação para a soltura do peixe-boi fêmea iniciou ainda no ZooFit, em Santarém, oeste do Pará, na manhã deste sábado (4), a força tarefa montada pelos veterinários do Zoológico, homens Corpo de Bombeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fez a retirada e translado do animal até a Comunidade Igarapé do Costa, que fica aproximadamente 3 horas de viagem de barco da área urbana do município.

O peixe-boi, balizado carinhosamente como "Água Preta", nome que faz referência a comunidade as margens do Rio Amazonas onde foi encontrado, tem mais de 2 metros de cumprimento e pesa aproximadamente 300kg, ele foi encontrado com ferimentos provocados por arpão e ficou 15 dias sendo acompanhado e tratado por veterinários do Zoológico.

Segundo a administradora do Zoológico, Mary Jane Carvalho, a principal preocupação da equipe era cuidar dos ferimentos do animal, para assim, garantir o retorno seguro a natureza.
A suspeita é que o mamífero esteja prenhe, um ultrassom chegou a ser feito, mas, devido o volume de gordura não possível ter a confirmação.

Ultrassom para tentar saber se o animal estava prenhe | Foto: Pablo Vastei
Durante a viagem, toda a atenção necessária era dada ao mamífero, os médicos veterinários faziam com frequência a verificação dos parâmetros vitais e a hidratação do animal.

Soltura no Rio Amazonas | Foto: Pablo Vastei
De acordo com a médica veterinária Ianny Posiadlo, que acompanhou desde o resgate do peixe-boi ao zoológico, a região da soltura foi escolhida de forma a contribuir para a readaptação do animal em vida livre, inclusive por ser uma área de preservação permanente. “Para a escolha do local foram levados vários fatores, incluindo a alimentação, já que a área é rica em vegetação, e por se tratar de uma área da APA, onde os comunitários ajuntam na preservação do animal” explicou


Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

NOTÍCIA DA SEMANA:

Suposta aparição de Nossa Senhora impressiona moradores de Oriximiná, no PA

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um brilho no céu em formato de Nossa Senhora movimentou o município de Oriximiná, no oeste do Pará...

PABLO VASTEI FOTOGRAFIAS

PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Arquivo do blog

Solidariedade:

ACOMPANHE: