sexta-feira, 5 de maio de 2017

12 casos de Febre Chikungunya são confirmados em Santarém e região metropolitana


Os casos foram registrados em Santarém e região metropolitana.

Foto: Ilustração/Portal Brasil

Santarém que nunca havia registrado casos de Chikungunya, registrou nos últimos dias 11 casos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Segundo a Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) os casos foram registrados nos bairros Matinha (8), Santana (1), Aparecida (1) e Alter do Chão (1). As conformações da doença iniciaram a pelo menos um mês, quando várias pessoas do bairro Matinha apresentaram os sintomas da doença.
Segundo a Divisa, um caso também foi registrado no município de Mojuí dos Campos, na região metropolitana de Santarém.

Depois dos casos confirmados, a Divisa deve deslocar equipes de endemias, com os trabalhos preventivos de combate ao transmissor da doença e orientações, principalmente nos bairros onde foram registrados os casos. A Divisa estuda ainda a possibilidades de ser realizada o “fumacê” nesses bairros.

SINTOMAS DA DOENÇA:

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

TRATAMENTO:

Não existe vacina ou tratamento específico para Chikungunya. Os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (antiinflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda‐se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.

Fonte: Ministério da Saúde
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

NOTÍCIA DA SEMANA:

Suposta aparição de Nossa Senhora impressiona moradores de Oriximiná, no PA

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um brilho no céu em formato de Nossa Senhora movimentou o município de Oriximiná, no oeste do Pará...

PABLO VASTEI FOTOGRAFIAS

PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Arquivo do blog

Solidariedade:

ACOMPANHE: