segunda-feira, 30 de julho de 2018

Tribo Munduruku é a campeã do 24º Festribal de Juruti, no PA

Foto: Divulgação/Comunicação PMJ

Foi realizada na tarde desde domingo (29) a contagem dos pontos do 24º Festribal de Juruti 2018 que consagrou a Tribo Munduruku campeã. A tribo vermelho e amarelo venceu com diferença de 1,3 pontos a tribo vermelho e azul.

A pontuação ficou: Munduruku (478.1); Muirapinima (476.8).

O festival das Tribos de Juriti, oeste do Pará, foi realizado de 26 a 28 de julho e teve como tem este ano “Ensinamento: O legado da Cultura Indígena”, dando destaque ao bicentenário de fundação do município.

AS TRIBOS:

A Tribo Muirapinima foi a primeira a se apresentar e destacou o tema “Amazônia Sateré Mawé: A Essência da Vida”. A Tribo Munduruku levou ao Tribódromo o tema “Amazônia dos Cacicados à Profecia das Savanas”.

O FESTRIBAL:

O Festribal surgiu em 1995 e resgata, em forma de espetáculo, a cultura indígena nativa da cidade, figurando entre as maiores manifestações culturais da Amazônia, marcada pela disputa entre as tribos indígenas Munduruku e Muirapinima.

Em 2008 o Festribal passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará. A manifestação cultural e folclórica atrai um grande público dos municípios da região oeste do Pará, de outros estados do Brasil e até de outros países.

Cada apresentação é avaliada por uma equipe de jurados, responsáveis por atribuir notas em quesitos técnicos e artísticos. Entre os itens julgados, estão: tribo coreografada, porta estandarte, índia guerreira, pajé, apresentador, cantos indígenas e evolução.

O Festribal tem o objetivo de manter viva na memória da população a história cultura do povo Jurutiense, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico do município potencializando o turismo.

Fonte: G1 e PMJ
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

NOTÍCIA DA SEMANA:

Suposta aparição de Nossa Senhora impressiona moradores de Oriximiná, no PA

Foto: Reprodução/Redes Sociais Um brilho no céu em formato de Nossa Senhora movimentou o município de Oriximiná, no oeste do Pará...

PABLO VASTEI FOTOGRAFIAS

PUBLICIDADE:


PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

Solidariedade:

ACOMPANHE: